segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Dicas para cicloviagem - por Claudia Franco

Classifico as cicloviagens e seu grau de dificuldade de acordo com a infra-estrutura disponível para que a mesma se realize.
As cicloviagens podem ser feitas sozinho, em grupo, com apoio ou sem apoio.
A cicloviagem realizada com apenas um ciclista e sem apoio é a que considero mais desafiadora em termos de segurança e dificuldade na solução de imprevistos.
A cicloviagem em grupo tende a ser mais segura e se contar com apoio é a melhor delas também no que se refere a segurança e solução de imprevistos.
Ao optar por participar de uma cicloviagem o ciclista deverá definir que tipo de viagem deseja fazer, ou seja, com mais ou menos riscos.
Para aqueles que querem participar de uma cicloviagem sem a menor preocupação e com maior segurança, recomendo que opte por cicloviagens organizadas por empresas especializadas no segmento. Como há muitas empresas prestando este tipo de serviço, antes de se aventurar a fechar os pacotes, consulte amigos e pegue referências para não cair em uma enrascada.
Para os ciclistas que tem mais experiência a viagem em grupo sem apoio é uma boa opção. Vou focar as minhas dicas neste tipo de cicloviagem, pois é o tipo de cicloviagem da qual mais participei.

Aumente sua chance de sucesso. 

Esteja atento aos seguintes aspectos:
1- Liderança: É importante que o grupo tenha um líder, seja uma pessoa que o grupo escolha ou que surja naturalmente. Via de regra, quem organiza a viagem acaba sendo o líder também.
2- Segurança: A segurança permeia vários aspectos, sendo os principais:
a. Sua bicicleta deve estar revisada, pneus, freios e marchas.
b. Necessário ter ferramentas adequadas para troca e reparo de pneu e câmera, uma bomba para encher a câmera, ter uma câmera sobressalente, ferramenta para conserto de corrente, um “power link”é sempre muito útil (trata-se de um elo de corrente especial utilizado para facilitar a instalação e retirada da corrente da bicicleta). Uma gancheira também é um item que recomendo, pois se a gancheira quebra a sua viagem estará comprometida. A gancheira é a peça que prende o câmbio traseiro ao quadro, possibilitando que se movimente livremente para conduzir a corrente nas trocas de marcha.
c. A escolha de um bom bagageiro para a sua bike é importante. Verifique a qualidade de acordo com o peso que deverá suportar. Se for usar uma mochila ressalto que a mesma deva ser estruturada para não ficar balançando nas costas e deve ter alças para prender no tórax e também na linha da altura do quadril, estas alças darão mais estabilidade a mochila e conseqüentemente ao seu pedal.
d. Você é o responsável por sua própria segurança, portanto mesmo que o terreno seja propício não fique tentado à prática de altas velocidades e/ou manobras mais arriscadas. A cicloviagem é para curtir a paisagem, os amigos, o passeio. O nome já diz, é passeio e não competição.
e. Consciência de Grupo: Fundamental para a sua segurança e do próprio grupo manter uma distância máxima onde seja possível ter visão do seu parceiro da frente ou de trás. Nunca se aparte do grupo, por isto a distância máxima precisa ser estabelecida e respeitada. Atenção: se um membro fica para trás por mais de 1 minuto, um ou dois membros do grupo devem voltar no percurso para eventual apoio, em especial quem possua ferramentas e experiência em caso de acidentes.
f. Conhecer detalhes e obter informações relevantes a respeito das trilhas a serem percorridas. Fundamental fazer o mapeamento antecipado. É importante para a segurança que todos estejam cientes das dificuldades das trilhas, tenham o mapa atualizado ou equipamento como GPS para garantir que o grupo não se perca. Certifique-se de que trilhas que existiam há 10 anos atrás continuam existindo. Cicloviagem não é pedal exploratório.
3- Itens de primeiros socorros e alguns outros: Água oxigenada, atadura, curativo, protetor solar, repelente e Hipoglós (assaduras podem ocorrer em viagens longas.)
4- Sua bagagem: Seja econômico com sua bagagem levando apenas o necessário. Quanto mais longa a viagem pior será o efeito Tempo x Peso. Quanto maior a duração do percurso maior será a sensação de peso.
a. Quanto às roupas, leve o estritamente necessário, a sua roupa para pedalar se possível que seja uma só, lave a noite para usar no dia seguinte, leve uma troca de roupa para usar quando chegar ao destino depois do pedal. Para frio ou chuva leve um corta vento com capuz e mangas longas, combinado com manguito é uma ótima opção para se proteger do frio, uma “segunda pele” também é boa opção. Não leve nada que faça volume. Leve roupas fáceis de serem empacotadas, que sequem rápido, feitas em dryfit ou outro material.
b. Recomendo que coloque suas roupas em sacos plásticos do tipo zip lock ou embalagens que vem com as roupas de cama, este tipo de embalagem é ótimo além de muito prática. O plástico é importante para proteger a sua roupa da água. Se chover durante o percurso a sua mala vai molhar muito e o plástico evitará que sua roupa se molhe.
c. Recomendo levar uma toalha de alta absorção. São excelentes, leves e não ocupam espaço. 5- Trilhas: Ao definir a cicloviagem fique atento à relação Distância X Dificuldade da trilha. O ideal é que quanto mais longo o percurso, menos desgastante seja. Percursos muitos longos com trilhas de muita dificuldade aumentam as chances de “baixas e desistências de integrantes do grupo”, bem de acidentes e quebra de equipamentos.
5- Nível de experiência e preparo físico dos integrantes do grupo: O ideal é que todos os integrantes do grupo tenham níveis similares de preparo físico para a trilha definida para a cicloviagem. Caso isto não seja possível é fundamental lembrar-se que a velocidade e o tempo para percorrer a trilha serão estabelecidos pelos integrantes de menor preparo. Ninguém deve ser deixado para trás ou ser forçado a fazer um esforço físico maior que sua capacidade.
6- Hidratação e alimentação: Levar líquidos e alimentos adequados como isotônicos, água, frutas secas, gel, em quantidade suficiente para o percurso do dia. Comidas leves e ricas em proteínas e carboidratos são as mais indicadas. Reabasteça seus alimentos e líquidos nos locais de parada.
Não conte com a sorte, nem sempre haverá fontes de água disponíveis pelo percurso. Se houver, pare e aproveite para abastecer, mesmo que seja apenas para completar.
A hidratação é fundamental, a perda de 5% do liquido do seu corpo pode representar uma queda em 70% de seu desempenho. Banana desidratada é uma excelente opção, pois ajuda a repor o potássio evitando possíveis câimbras.
7- Planejamento: Por mais experiente que o grupo seja, o planejamento é muito importante para o sucesso da viagem. O tipo de planejamento para uma cicloviagem é operacional, pois o enfoque deve ser dado nas atividades e tudo o que for necessário para que a viagem aconteça com o mínimo impacto devido a imprevistos. Planejar e organizar a viagem com o máximo de detalhe possível nunca será em demasia, pois imprevistos acontecem e se você se preparar para o pior cenário certamente estará preparado caso tenha algum evento desagradável.
8- Onde se hospedar: No planejamento, procure na internet alguns endereços de pousadas e hotéis nas cidades onde pretendem parar, pegue indicação com amigos. Não deixe para fazer isto ao chegar o destino super cansado depois de pedalar o dia, neste momento ninguém vai ter disposição para encontrar uma pousada ou com boa relação custo benefício. Certifique-se também de obter informações corretas sobre o local de acordo com seu destino, para evitar que erros de comunicação comprometam seu passeio.
9- Respeito: Respeitar horários, ritmo da viagem, e tudo o que foi planejado e acordado entre o grupo é fundamental. O consenso deve prevalecer e acima de sua vontade está à vontade do grupo. Respeito, solidariedade e companheirismo devem ser a tônica do grupo. Portanto pense enquanto grupo deixando de focar apenas em suas questões pessoais.
10- Transporte das bicicletas: Caso a volta da cicloviagem ou mesmo em parte da ida seja necessário o transporte da bicicleta em ônibus ou avião, certifique-se antecipadamente com as companhias a possibilidade e os custos envolvidos para transportar a sua bicicleta, algumas companhias aéreas cobram, outras não, algumas companhias de ônibus permitem o transporte e outras não, mesmo existindo legislação favorável ao transporte.
11- Documentar a viagem: Não se esqueça de máquina fotográfica e filmadora. Verifique seus equipamentos antes da viagem, se baterias estão carregadas, se as memórias terão espaço suficiente. Nada mais frustrante do que ficar sem as imagens de suas aventuras.
O objetivo da cicloviagem é diversão, é curtir com os amigos o prazer de pedalar e chegar ao destino com o seu próprio esforço físico. Lembre-se que o seu grupo não é um mero somatório de pessoas, ao contrário disto é uma unidade de pessoas, amigos, com objetivos comuns, portanto faça da sua participação algo prazeroso para o grupo, seja gentil, pois o modo como você trata as pessoas determina quem você é!*
*Frase do livro o Poder da Gentileza – Rosana Braga.

Dicas Só para Mulheres

 1-      Evite viajar no seu período menstrual. Além do possível estado de TPM, há o desconforto de não ter banheiros a disposição para a sua higiene pessoal. As cicloviagens são longas, os lugares são mais ermos. Portanto fique atenta ao seu calendário pessoal.
2-      Cuidados com a pele. Proteja-se ao máximo, use protetor solar até quando o tempo estiver nublado. Use protetor solar em todas as partes expostas do seu corpo. No rosto passe um protetor solar fator 100. O sol envelhece muito, por isto nunca deixe de usar o protetor e é aconselhável repassá-lo a cada 2 horas. Lave bem o rosto depois do pedal e hidrate.
3-      Use o capacete que tem aba frontal por menor que seja haverá sempre uma sombra sobre o rosto.
4-      Use óculos, pelos motivos de segurança claro, mas os óculos também ajudam a proteger a área ao redor dos olhos.
5-      Quanto ao cabelo o ideal é prendê-lo se for comprido. Use prendedores ao logo do rabo de cavalo ou trança, isto vai evitar que seu cabelo embarace e também o protegerá um pouco mais contra poeira e sol. A bandana ou lencinho além de proteger os olhos do suor que escorre da testa ajuda a proteger a parte de cima do cabelo. O sol, mais o suor e a poeira formam um trio que podem danificar em pouco tempo os seus cabelos. Há vários tipos de protetor solar especifico para os cabelos, lance mão deles. A hidratação mensal é fortemente recomendada.
6-      Com relação às unhas, use esmaltes claros, pois os vermelhos ao descarem darão um aspecto ruim. Lembre-se que na cicloviagem nem sempre haverá tempo para cuidados com as unhas. Deixe as unhas bem aparadas, com esmalte claro e use o protetor solar nas mãos também. Leve uma pequena lixa de unha em sua bagagem, não há nada mais incomodo que uma unha lascada.
7-      A sua bagagem para a cicloviagem deve conter o mínimo necessário, lembre-se que o peso da mesma pode inviabilizar a sua viagem ou dificultá-la muito. É vendido em farmácias e supermercados kits especiais para viagem, com vidrinhos e potinhos onde você vai colocar a porção exata de shampoo, condicionador e hidratante para todos os dias da cicloviagem. Além destes itens leve apenas a lixa de unha, o protetor solar, um batom e rímel. Esqueça o restante  de cosméticos que está acostumada a usar se sua viagem for sem apoio, pois não há espaço na bagagem que irá levar consigo na bicicleta.
8-      As pernas são as primeiras a sofrerem arranhões, batidas, etc. Para evitar que sua perna fique com manchas roxas ou para suavizá-las use pomadas ou gel específicos para esta finalidade. É vendido em farmácias.